2/04/2008

Temas : Fotossíntese

Fotossíntese

A fotossíntese é o processo através do qual as plantas e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono(CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigénio gasoso(O2).
A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra.Sem ela, os animais e muitos outros seres seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
A fotossíntese desempenha um importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbónico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigénio para a atmosfera.
Até pouco tempo, acreditava-se que a região amazónica era a grande responsável pela manutenção dos níveis de oxigénio da terra, sendo popularmente chamada de ‘pulmão da terra’. Porém, recentes pesquisas descobriram a existência de um novo “pulmão”: as algas marinhas. Apesar de se apresentar nas cores verdes, azuis, marrons, amarelas e vermelhas, todas as algas possuem clorofila e fazem fotossíntese. Como são muito numerosas, que se atribui a sua fotossíntese a maior parte de oxigénio existente no planeta.

0 comentários: